Onde Estudar Física Médica

Algumas instituições oferecem especificamente o curso de Física Médica. Radiologia Diagnóstica, Medicina Nuclear e Radioterapia são os maiores campos de atuação desse profissional. 

O Físico Médico é responsável pelo dimensionamento de equipamentos, por procedimentos de segurança quanto à radiação, como a determinação do tipo e do tamanho de blindagens e a determinação e calibragem das doses de radiação, e pela avaliação e supervisão da utilização de equipamentos de imagem (tomógrafos, por exemplo) e equipamentos de Radioterapia e Medicina Nuclear.

A Física Médica é uma área interdisciplinar, em que são aplicados os princípios teóricos e experimentais da física a problemas relacionados com as ciências da saúde e biológicas. Um enfoque maior é dado às aplicações em áreas da Medicina que lidam com todo o tipo de radiação ionizante.


Os futuros profissionais encontrarão um campo de trabalho promissor, devido à demanda desses especialistas sobretudo em centros da área da saúde incluindo hospitais, centros de imagens, centros de pesquisas biológicas e indústrias ligadas à área de saúde. Também poderão atuar como professores ou pesquisadores em Universidades e Centros de Ensino Superior.

(Fonte: "A Universidade e as Profissões", catálogo da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo)

Os Novos Cursos

O contínuo desenvolvimento de tecnologias que fazem uso de radiação ionizante para o diagnóstico e tratamento de doenças, como a radiologia, a radioterapia e a medicina nuclear, está trazendo novos desafios à área de saúde. Um deles é a crescente demanda por profissionais em condições de integrar o conhecimento e as técnicas da Física às aplicações em Medicina.
"A falta crônica no Brasil de físicos-médicos deve-se basicamente ao baixo número de cursos especializados para a formação desse profissional", explica Roberto Covolan, professor associado do Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia do IFGW e um dos integrantes da Comissão que trabalhou para a criação das novas modalidades no Instituto de Física da Unicamp. 
De acordo com o professor Covolan, a formação do físico-médico se dava, até bem pouco tempo atrás, quase exclusivamente por meio de programas de mestrado e doutorado ou de estágios em unidades de saúde que dispunham de serviços que utilizam radiação ionizante para o diagnóstico e terapia como a radioterapia - utilizada principalmente no tratamento de lesões malignas - a radiologia e a medicina nuclear (técnicas de diagnóstico por imagens anatômicas e funcionais).

Recentemente, a demanda por profissionais com formação em Física para atuar na área de saúde tem aumentado devido à popularização de técnicas cirúrgicas que utilizam laser, da ressonância nuclear magnética, da ultrassonografia, enfim, de serviços que exigem a presença de um profissional capaz de ser o elo de ligação entre o médico e a sofisticada tecnologia em uso. 

Outras informações sobre os novos cursos podem ser obtidas na coordenação de graduação do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW), telefone (19) 3788-5322 ou pelo e-mailsecgrad@ifi.unicamp.br.

Fonte: Unicamp

Onde Estudar - Graduação

1 - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

buscafaculdade.com/faculdade/586/

2 - Universidade de São Paulo - USP

buscafaculdade.com/faculdade/55/

3 - Universidade Federal de Sergipe - UFS

buscafaculdade.com/faculdade/3/

4 - Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

buscafaculdade.com/faculdade/426/

5 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

buscafaculdade.com/faculdade/426/

6 - Centro Universitário da Fundação Educacionak de Barretos - UNIF

buscafaculdade.com/faculdade/3641/

7 - Universidade Federal de Unerlâmdia - UFU

buscafaculdade.com/faculdade/17/

8 - Univerdidade Federal de Goiais - UFG

buscafaculdade.com/faculdade/584/

9 - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA

buscafaculdade.com/faculdade/717/

 10 - Geral

buscafaculdade.com/curso/622/

Provas e Títulos

Para o Físico Médico não basta a gradução é necessário fazer um curso de aprimoramento, especilaização, em um entidade devidamentes reconhecida pelo MEC e pela ABFM.

Após o término do curso de aprimoramento se faz necessário fazer a prova da CNEN para obtenção do Título de Supervisor de Radioproteção nas áreas de Radioterapia e Medicna Nuclear.

Para obtenção do título de Especialista em Física Médica nas áreas de Radioterpaia, Medicina Nuclear e Radiodiagnóstico é necessário ter carga horária para fazer a prova da ABFM.